terça-feira, 10 de agosto de 2010

O JOGO DE XADREZ E O ENSINO DA MATEMÁTICA

O artigo tem como objeto de estudo apresentar reflexões sobre o ensino do jogo de xadrez para o desenvolvimento da criança, no processo educacional e as características de ensino da matemática. O xadrez podendo ser reconhecido como objeto de estudo do ensino da matemática. Esse pode ser privilegiado através do xadrez que é a hipótese deste trabalho. Ao discutir o xadrez como uma invenção do homem, apresentamos a proposta do jogo de xadrez como ferramenta de criação para modificar a realidade no ambiente escolar. Pudemos observar que se utilizarmos o jogo de xadrez de forma lúdica, possibilitará a criança aprender brincando, sendo mais receptivo e o ensino será de uma forma mais eficaz. Conclui–se que o jogo do xadrez é significativo para o desenvolvimento intelectual da criança, pois é o espaço para a expressão genuína da criança, decorrente da sua relação afetiva com o mundo, as pessoas e objetos.
Palavras-chave: ensino; matemática; xadrez.

Xadrez uma forma divertida de exercitar a mente.


Mais informações disponível em: http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematica_artigo15.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário