quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Multiplication Master

O software "Multiplication Master" é utilizado para auxiliar no aprendizado da tabuada e na resolução de operações de multiplicação. Através do programa, o aluno deverá efetuar a operação de multiplicação para encontrar o resultado correto.
O programa oferece as tabuadas de multiplicação do 1° ao 12° algarismos e pode ser utilizado para estimular e facilitar o aprendizado principalmente em séries iniciais do ensino fundamental.

Multiplication Master




terça-feira, 10 de agosto de 2010

História da Calculadora

Se realizar certos cálculos complexos com o auxílio das calculadoras já não é algo tão simples assim, imagine como seria a vida de matemáticos e engenheiros sem o dispositivo. Felizmente, os instrumentos de cálculos facilitam a vida do homem desde a Idade Antiga.

Podemos dizer que o ábaco foi a primeira calculadora da história. Este instrumento, criado pelos chineses no século 6 antes de Cristo, dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtração. Embora fosse um instrumento bastante limitado, o ábaco acabou sendo o principal mecanismo de cálculo durante os 24 séculos seguintes.

Em 1642, a calculadora, ou melhor, o ábaco, sofreu uma grande evolução, por meio do francês Blaise Pascal. Filho de um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo fato de a mesma realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco.

Mesmo assim, a máquina de Pascal também realizava apenas operações de adição e subtração. Foi só em 1671 que o filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz desenvolveu um mecanismo capaz de realizar as outras operações: a “roda graduada”.

No fim do século XIX e início do século XX, as calculadoras eram objetos de uso bastante restrito. Foi nos anos seguintes, com a criação de máquinas cada vez menores e mais baratas, que a calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos atualmente.


Calculadora antiga, Burroughs Class 5 Model 5205, fabricada por Burroughs Adding Machine Co. nos Estados Unidos, no ano 1925.





Uma calculadora moderna, possui  funções extras, ela exibe a hora em formato de 12 ou 24 horas, possui alarme com 15 opções de sons, calendário e um termômetro, possui 3 portas USB adicionais.




Mais, disponível em:


O JOGO DE XADREZ E O ENSINO DA MATEMÁTICA

O artigo tem como objeto de estudo apresentar reflexões sobre o ensino do jogo de xadrez para o desenvolvimento da criança, no processo educacional e as características de ensino da matemática. O xadrez podendo ser reconhecido como objeto de estudo do ensino da matemática. Esse pode ser privilegiado através do xadrez que é a hipótese deste trabalho. Ao discutir o xadrez como uma invenção do homem, apresentamos a proposta do jogo de xadrez como ferramenta de criação para modificar a realidade no ambiente escolar. Pudemos observar que se utilizarmos o jogo de xadrez de forma lúdica, possibilitará a criança aprender brincando, sendo mais receptivo e o ensino será de uma forma mais eficaz. Conclui–se que o jogo do xadrez é significativo para o desenvolvimento intelectual da criança, pois é o espaço para a expressão genuína da criança, decorrente da sua relação afetiva com o mundo, as pessoas e objetos.
Palavras-chave: ensino; matemática; xadrez.

Xadrez uma forma divertida de exercitar a mente.


Mais informações disponível em: http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematica_artigo15.pdf

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O que é a LOUSA DIGITAL?

A matemática sempre foi um grande desafio para alguns alunos, e captar a sua atenção nas aulas nem sempre é das tarefas mais fáceis, por isso uma nova tecnologia esta chegando ao nosso alcance , a lousa digital ou lousa interativa, ela vem para substituir o quadro negro e o giz. A lousa digital é como um painel do tamanho de um quadro negro, mas tem funções parecidas com o de um computador, com acesso a Internet, pode mostrar imagens em três dimensões, pode ser instalado software, é sensível ao toque e mais alguns avanços, podendo quem sabe desmistificar a matemática como um "bicho de sete cabeças", buscando deixar a aprendizagem mais interessante, iterativa, dinâmica, participativa e significativa,  não só para matemática, mas para todas as matérias. Em alguns lugares já é utilizada a lousa digital, como Sorocaba e Hortolândia em São Paulo, e por sinal muito bem aceita.
Lousa Digital, uma ferramenta tecnológica para facilitar o ensino da matemática
Se interessou? Quer saber mais?
Acesse: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-funciona-lousa-digital-tecnologia-501324.shtml